sábado, 16 de fevereiro de 2008

São Pedro


O seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos "Atos dos Apóstolos" e na "Segunda Epístola de Pedro", aparece ainda uma variante grega do seu nome original: Simeão. Cristo mudou seu nome para Petros - Pedro, nome grego, masculino, derivado da palavra "petra", que significa "Pedra" ou "rocha". O Apóstolo São Paulo designava-o pelo nome de Cephas, Kephas, Kepha ou Cefas que em aramaico significa o mesmo: rocha - note-se, aliás, que, Cristo falava principalmente aramaico, logo terá sido essa a designação dada a Simão e não a versão grega que ficou para a posteridade.
Pedro é considerado o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com
São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa (um tanto anacronicamente, posto que tal designação só começaria a ser usada cerca de dois séculos mais tarde – Pedro foi o primeiro Bispo de Roma); essa circunstância é importante, pois daí se tira a primazia do Papa sobre toda a Igreja.
Caiçara tem uma das festas mais faladas do RN, todo ano no mês de junho, gente de todas as partes do nosso estado vem prestigiar São Pedro. Com a festa Religiosa a comunidade se sente orgulhosa de saber que aqui se encontra muitos rômeiros de São Pedro.

Nenhum comentário: